← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
A Figueira é uma árvore da família Moraceae, também conhecida como figueira-branca, figueira-brava e mata-pau. Apesar de matar a árvore hospedeira, isso geralmente acontece após décadas de convivência, dando chance da hospedeira se reproduzir por muito tempo e quase sempre a morte acontece quando a árvore afetada já está com idade avançada. Há dezenas de espécies de figueiras nativas do Brasil, adaptadas aos diversos biomas regionais. Em algumas culturas milenares, a figueira é conhecida como “Árvore da Vida”. Geralmente as ficus exóticas não conseguem se reproduzir no Brasil, pois para cada espécie de figueira há uma vespa polinizadora correspondente e essas vespas não ocorrem por aqui.
Com altura média entre 10 e 20 metros de altura, a sua copa costuma ter este mesmo diâmetro de largura (às vezes, até mais). O tronco é dotado de sapopemas basais (grande raiz tubular), com folhas grossas e coriáceas.
Árvore frondosa e com ótima sombra, ela é bastante utilizada na arborização rural ou no paisagismo de praças e grandes jardins. Seus frutos são consumidos por morcegos, aves e outros animais.
É também uma espécie nativa indicada para reflorestamentos heterogêneos, destinados a recompor áreas degradadas de preservação permanente.
Os frutos maturam entre dezembro e janeiro, Geralmente floresce no Inverno/Primavera.
Por sementes. Embora o desenvolvimento das mudas seja lento, o mesmo não acontece com o crescimento desta árvore na natureza. É muito rápido.
periquitos, sabiás, bentevis e jacus, entre outras.
|
Ocorre geralmente em florestas tropicias e subtropicias dos continentes, no Brasil há várias espécies, sendo algumas endêmicas.
https://paisagismodigital.com/item.aspx?id=101306-ficus-citrifolia